O PAPEL DA GRAFIA NA TRASFERÊNCIA FONÉTICO- FONOLÓGICA L2 (FRANCÊS) – L3 (INGLÊS): UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Cíntia Avila BLANK (Universidade Católica de Pelotas / DINAFON)
  • Márcia Cristina ZIMMER (Universidade Católica de Pelotas / DINAFON)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i30.3380

Resumo

Grande parte das pesquisas na área de língua estrangeira focalizam a natureza imbricada da relação entre a L1 e a L2, deixando de lado a explicação dos processos de transferência que ocorrem quando da aprendizagem de mais de uma língua estrangeira. Este trabalho apresenta um estudo de caso que tratou, numa perspectiva conexionista, do efeito da grafia na transferência de padrões fonético- fonológicos do francês (L2) para o inglês (L3) durante uma tarefa lexical medindo tempo de  reação. Além de sugerir a predominância da transferência grafo- fônico-fonológica da L2 para a L3, os resultados também fornecem evidência de transferência  grafo-fônico-fonológica da L3 para a L2. Tais resultados estão em consonância com o modelo HipCort, de acordo com o qual hipocampo e neocórtex funcionariam de forma colaborativa, possibilitando a interação entre o conhecimento prévio da L1 e da L2 e o conhecimento novo da L3.

Biografia do Autor

Cíntia Avila BLANK, (Universidade Católica de Pelotas / DINAFON)

     

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Publicado

2016-07-09

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)