UM ESTUDO DOS MOVIMENTOS DIALÓGICOS DO GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA

Autores

  • Lilian Cristina Buzato BITTER Universidade Estadual de Maringá / PG- Universidade Estadual de Londrina
  • Alba Maria PERFEITO Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i34.3584

Resumo

Este artigo expõe resultados parciais do projeto de pesquisas “Análises linguística: contextualização às práticas de leitura e de produção textual” (UEL), cujos dados são análises do gênero discursivo crônica, produzidas em contexto de formação continuada com professores do Ensino Médio, especificamente, crônicas Moacyr Scliar. As bases teóricas estão ancoradas na noção bakhtiniana de dialogismo. Analiticamente, focalizamos a intersecção entre o material verbal e o social, estabelecendo o vínculo indissociável entre essas duas dimensões constitutivas do gênero. Por meio desse estudo, verificamos como as relações dialógicas com os enunciados já-ditos e os pré-figurados colaboram na construção dos efeitos de sentido das crônicas.PALAVRAS- CHAVE:Crônica; relações dialógicas; leitura/ análise linguistica. 

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)