“PÉROLAS” DE REDAÇÕES: O EFEITO- CONTRÁRIO DO RÍDICULO, A DELOCUTIVIDADE DO RISO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO VESTIBULAR

Autores

  • Júlio Cesar MACHADO Universidade Federal de São Carlos
  • Sueli Schreiber da SILVA Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i34.3585

Resumo

Por um olhar enunciativo, específico da Semântica do Acontecimento, abordaremos o fenômeno conhecido como “pérolas” de redações: a diferença destoante desse acontecimento no espaço enunciativo da coerência, dado pela discrepância de um modo de dizer não-culto, e as especificidades da temporalidade  das cenas das pérolas ( memorável, formulação e futuridade) que apontam o efeito instaurado, conclamando a noção de argumentação. A análise argumentativa reclama a análise do riso ( orientação da pérola), lido como delocutivo. Levantamos a questão da ineficácia e funcionamento absoleto do vestibular tradicional brasileiro.  PALAVRAS- CHAVE: Pérolas; linguagem culta; vestibular; riso.

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)