“PÉROLAS” DE REDAÇÕES: O EFEITO- CONTRÁRIO DO RÍDICULO, A DELOCUTIVIDADE DO RISO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO VESTIBULAR
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i34.3585Resumo
Por um olhar enunciativo, específico da Semântica do Acontecimento, abordaremos o fenômeno conhecido como “pérolas” de redações: a diferença destoante desse acontecimento no espaço enunciativo da coerência, dado pela discrepância de um modo de dizer não-culto, e as especificidades da temporalidade das cenas das pérolas ( memorável, formulação e futuridade) que apontam o efeito instaurado, conclamando a noção de argumentação. A análise argumentativa reclama a análise do riso ( orientação da pérola), lido como delocutivo. Levantamos a questão da ineficácia e funcionamento absoleto do vestibular tradicional brasileiro. PALAVRAS- CHAVE: Pérolas; linguagem culta; vestibular; riso.Downloads
Publicado
2016-08-02
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)