ESTUDO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE 9º ANO

Autores

  • Cristiane Maria Praxedes de Souza NÓBREGA Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Norte
  • Maria das Graças Soares RODRIGUES Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i34.3586

Resumo

Este artigo insere no âmbito da Linguistica  de Texto e tem por objetivo focalizar o funcionamento coesivo da anáfora pronominal na construção da trama textual, em termos de continuidade e de progressão temática. Para tanto, foram utilizados procedimentos etnográficos parta a construção do corpus  investigativo e referencial teórico orientado a partir dos estudos sobre anáfora pronominal, realizados por Milner ( 2003), Koch e Marcuschi (1998), Marcuschi (2000, 2005 e 2008), Koch (2002), Antunes ( 2005) e Adam (2008).  Nas analises dos textos, constatou-se que a incidência da anáfora pronominal foi significativa porque foi o recurso mais utilizado pelos alunos para promover a articulação coesiva dos textos. Verificou-se que em textos narrativos ou argumentativos a anáfora pronominal promoveu a manutenção e a progressão temática esperadas. Ainda verificou-se que a recorrência excessiva desse fenômeno no mesmo texto, apesar de promover a articulação coesiva, pode prejudicar o seu grau de informatividade.PALAVRAS- CHAVE: Anáfora pronominal; continuidade temática; progressão temática.

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)