LEXICAL REPRESENTATION AND PROCESSING IN EFL SPEECH PRODUCTION: A LOOK PROFICIENCY ISSUES

Autores

  • Gicele Vergine Vieita PREBIANCA Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v2i34.3590

Resumo

O presente artigo reporta um estudo conduzido a fim de investigar a influencia do nível de proficiência no processamento e na representação lexical da produção oral de aprendizes brasileiros de Inglês como língua estrangeira (L 2). Cem participantes realizaram dois testes de proficiência- o TOEFL iBT e a categorização semântica, e uma tarefa de acesso lexical. Análises estatísticas revelaram que os aprendizes de L2 mais proficientes nomearam as figuras da tarefa de acesso lexical mais rapidamente do que os aprendizes menos proficientes. Os achados também indicaram que um maior conhecimento de L2 parece conduzir à procedimentos de recuperação lexical mais automatizados assim como ao desenvolvimento de um léxico mais integrado em L2, com conexões mais consistentes a nível semântico/ conceitual. 

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)