LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA: POESIA E MÚSICA, PALAVRA E VOZ

Autores

  • Maria Auxiliadora Cunha GROSSI Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i33.3604

Resumo

O presente artigo pretende suscitar reflexões sobre os processos de recepção e interpretação do texto literário, tomando como base experiências educativas teóricas e práticas desenvolvidas no Brasil e na França. Nesses diferentes contextos e realidades, algumas pesquisas investigam práticas cotidianas com leitura de poesia, a palavra e a performance vocal, bem como o trabalho a com a palavra cantada em sala de aula e diferentes espaços de cultura e educação.Buscando analisar tais práticas, objetivo explicitar e fundamentar algumas experiências de leitura e interpretação do texto que englobam concepções de interação entre obra e leitor e desempenham importantes funções na compreensão do fato literário. Para tanto, tomarei como base algumas abordagens da teoria literária e da recepção.PALAVRAS- CHAVE: Poesia; Recepção.;Voz; Leitura literária; Ensino. 

Downloads

Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)