SENTIDOS ENTRE O VELADO E O DESVELADO: A LEITURA DA NARRATIVA INFANTIL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Flévia Brochetto RAMOS Universidade de Caxias do Sul
  • Neyva Senaide Petry PANOZZO Universidade de Caxias do Sul
  • Taciana ZANOLLA Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i33.3607

Resumo

Os textos de literatura infantil contemporâneos exploram a interação entre palavra e ilustração de forma marcante, potencializando uma característica que acompanha o gênero desde sua origem, no século XVII .Diante dessa peculiaridade da obra infantil, constata- se a necessidade de investigar o papel do leitor no processo de significação desses textos. O presente estudo apresenta possibilidades de leitura na narrativa infantil Ah, cambaxirra, se eu pudesse... , escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Graça Lima (2003). Buscam- se sentidos possíveis para a obra através da análise de seus constituintes verbais e visuais e das relações que podem ser estabelecidas entre esses códigos. Observou-se que a interação entre palavra e imagem é um elemento de construção do texto, permeando toda a obra. A ilustração desempenha diversas funções, não apenas auxiliando a compreensão do que é expresso pela palavra, mas também ampliando significados. PALAVRAS- CHAVE: Leitura; Literatura infantil; Linguagem verbal e visual; Sincretismo de linguagens; Narrativa verbo- visual.

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Publicado

2016-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)