HERMENÊUTICA E EXPERIÊNCIA ESTÁTICA EM CORPO DE BAILE

Autores

  • Silvio Augusto de Oliveira HOLANDA UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i31.3612

Resumo

Este artigo visa a discutir a recepção crítica de Corpo de Baile, de Guimarães Rosa, à luz do conceito de experiência estética formulado por Jauss (1979). Com base na hermenêutica literária proposta pelo pensador alemão, pode- se interpretar Corpo de Baile como a exaltação à literatura e ao corpo da linguagem. É possível pensar o ciclo narrativo como ciclo poético, elaboração formal e critica fundidos em um único objeto estético, e, ao mesmo tempo, refletir sobre a dimensão estética do homem. Buscar a  hermenêutica para compreender a obra literária conduz-nos a perceber distinções fundamentais, tais como entre livro e mundo, objeto interpretado e sujeito interpretante. Assim, para uma compreensão de Corpo de Baile, é preciso minimizar as manifestações implícitas de Guimarães Rosa, a fim de superar uma estética centrada no autor. Pensando a experiência estética em Corpo de Baile– projeto literário múltiplo, cuja configuração temática e formal ainda se discute- com fundamentação na tríade aishesis, poesis e katharsis, não se visa somente examinar a recepção crítica de Guimarães Rosa, mas, sobretudo, se coloca a questão da dimensão estética. PALAVRAS- CHAVE: Guimarães Rosa, Corpo de Baile, Recepção crítica, Hermenêutica. 

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Publicado

2016-08-03

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)