ESTRATÉGIAS DE LEITURA HIPERTEXTUAL ON- LINE EM UMA AULA DE ESPANHOL COM0 LINGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v2i32.3651Resumo
Este trabalho constitui um breve recorte da investigação de doutorado em Letras Neolatinas que desenvolvo na UFRJ.Nesse artigo, temos como objetivo descrever as estratégias de leitura utilizadas por estudantes de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) durante uma aula presencial voltada para a leitura on-line de hipertextos eletrônicos em um Centro de Estudos de Língua Estrangeira Modernas (CELEM) no Oeste do Paraná. Consideramos que a concepção de leitura que os alunos possuem e presente no questionário elaborado pela docente sobre os hipertextos a serem lidos assim como a maneira como essa conduziu a atividade contribuíram para o uso das estratégias observadas na aula gravada. A análise do corpus é realizada a partir de um embasamento teórico sobre concepção de leitura, hipertexto e utilização de novas tecnologias no ensino.PALAVRAS- CHAVE: Leitura on-line, Estratégias, Espanhol como língua estrangeira.Publicado
2016-08-05
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)