O cientista na divulgação científica: quem legitima quem?
DOI:
https://doi.org/10.18542/moara.v1i47.3693Resumo
Temos como objetivo depreender as imagens de cientista construídas discursivamente em uma revista de divulgação científica para crianças. Para tal, realizaremos análises de algumas sequências discursivas recortadas dos chamados “artigos grandes” da revista Ciência Hoje das Crianças. Mobilizamos, fundamentalmente, as noções de formações imaginárias, posição-sujeito, marcas de pessoas, discurso relatado. Registramos que nossos recortes foram orientados pelo ensejo de identificar as imagens discursivas da posição do cientista e como seu dizer legitima é legitimado pela revista. Verificamos, no corpus analisado, um imaginário de cientista atrelado ao pesquisador incansável que, por meio de observações empíricas, produz conhecimento. É uma imagem historicamente construída daquele que ocupa o lugar da autoridade e do poder; em outros termos, uma construção fundada pelo efeito de verdade científica.Downloads
Publicado
2017-11-23
Edição
Seção
Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)