O cientista na divulgação científica: quem legitima quem?

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i47.3693

Resumo

Temos como objetivo depreender as imagens de cientista construídas discursivamente em uma revista de divulgação científica para crianças. Para tal, realizaremos análises de algumas sequências discursivas recortadas dos chamados “artigos grandes” da revista Ciência Hoje das Crianças. Mobilizamos, fundamentalmente, as noções de formações imaginárias, posição-sujeito, marcas de pessoas, discurso relatado. Registramos que nossos recortes foram orientados pelo ensejo de identificar as imagens discursivas da posição do cientista e como seu dizer legitima é legitimado pela revista. Verificamos, no corpus analisado, um imaginário de cientista atrelado ao pesquisador incansável que, por meio de observações empíricas, produz conhecimento. É uma imagem historicamente construída daquele que ocupa o lugar da autoridade e do poder; em outros termos, uma construção fundada pelo efeito de verdade científica. 

Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade de Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia (UFF). Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)