Formação e Ensino: Processo de hibridação intercultural na escrita sobre o ensino de língua

Autores

  • Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7330

Resumo

Este artigo objetiva discutir os modos como as culturas escolar e local se constituem na escrita sobre o ensino de língua portuguesa de graduandos de Letras do PARFOR/UFPA, no Marajó. A base teórica está fundamentada na noção de cultura para Apple (1989; 1995) e Canclini (2013); na noção de escrita de Gnerre (1991) e Geraldi (1997); e nas de ensino de leitura e produção escrita a partir de Geraldi (2006) e Britto (1997). De um extenso corpus de escritos de graduandos, seleciona-se e analisa-se uma atividade de ensino e um diário de campo de estágio. Os escritos dos graduandos fazem referência, em sua maioria, a lendas da região inscritas na cultura vivida e na cultura como mercadoria a partir do filtro das mídias televisivas e/ou digitais e do mercado musical. Constata-se, também, o processo de hibridação das culturas marcada por indícios ora de integração, ora de contradição.

Biografia do Autor

Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Mestre e doutorando em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Língua Portuguesa do Curso de Letras e dos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-Campus Belém).

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Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)