O estágio em língua inglesa e o desafio decolonial: problematizações sobre as relações interpessoais de seus/suas agentes

Autores

  • Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosane Rocha Pessoa Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7331

Resumo

As discussões deste artigo são parte de um estudo qualitativo (Denzin; Lincoln, 2013) e têm como foco as relações interpessoais desenvolvidas durante o estágio em língua inglesa no curso de Letras. Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de pensar as relações que são construídas nessa experiência que envolve a universidade e a escola na formação dos/as professores/as licenciandos/as. Sendo assim, as discussões foram desenvolvidas com professores/as de escolas públicas, professores/as licenciandos/as e professores/as de universidades públicas da região Centro-Oeste. Esses olhares sobre as relações desenvolvidas no estágio ressaltam a falta de trabalho conjunto, a hierarquização de saberes e os conflitos que são vivenciados em um estágio que é planejado na universidade, sem negociação com a escola. O desafio de olhar para essas relações amparadas no pensamento decolonial nos ajuda a reconhecer e, ao mesmo tempo, a confrontar o privilégio historicamente atribuído aos saberes acadêmicos em busca de práticas mais igualitárias.

Biografia do Autor

Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professora de Estágio Supervisionado de Inglês no Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis.

Rosane Rocha Pessoa, Universidade Federal de Goiás.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora de Inglês no Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)