Livro didático e letramento crítico: um diálogo possível?

Autores

  • Jhuliane Evelyn da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7341

Resumo

Dada a escassa formação em nível acadêmico voltada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a relevância do ensino-aprendizagem de línguas para este público, intentamos ofertar uma leitura de livros didáticos observando suas potencialidades, bem como maneiras de utilizá-los em ambiente educacional. Faremos isto fundamentados no letramento crítico em um viés pós-estruturalista, considerando seus pressupostos filosóficos e os construtos de língua, de papel do professor e do aluno e da função da educação para esta abordagem. Nesse sentido, analisaremos o livro Caminhar e transformar (2013) e a coleção EJA Moderna (2013), materiais aprovados pelo PNLD EJA 2014-2016 para esta modalidade, séries finais do ensino fundamental. A análise indica a possibilidade de uso produtivo do material a partir de um movimento de localização e ressignificação do conteúdo que considera as realidades dos alunos, além de elucidar a agência do professor para manejar os recursos ofertados pelo material.

Biografia do Autor

Jhuliane Evelyn da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Ciências Humanas, Curitiba-PR.

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Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)