A construção do ethos discursivo corporativo: o uso de si e noção de competência

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale
  • Eliane Davila dos Santos Universidade Feevale
  • Ederson de Oliveira Cabral Universidade Feevale
  • Rosana Vaz Silveira Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7343

Resumo

O mundo do trabalho e a atividade laboriosa revelam uma distância entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivamente realizado nas organizações.  A linguagem no, como e sobre o trabalho constrói um mundo normatizado e idealizado, cujas competências corporativas de trabalho posicionam dialeticamente a cultura da empresa e o uso do corpo-si. Objetiva-se analisar documentos de comunicação do banco Itaú-Unibanco, por meio da compreensão da cena enunciativa construída pela organização. Como marco teórico, utilizam-se postulados da ergologia, no que diz respeito à relação linguagem e trabalho, conforme Schwartz e Durrive (2010); da análise do discurso, com ênfase nos pressupostos enunciativo-discursivos relacionados aos conceitos de cena enunciativa, cenografia e ethos segundo Maingueneau (2008, 2016a). O corpus de pesquisa corresponde a recortes discursivos documentais do banco Itaú-Unibanco que são apresentados no site oficial da instituição.

Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e professor da Universidade Feevale, Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Novo Hamburgo/RS. 

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Novo Hamburgo/RS. 

Ederson de Oliveira Cabral, Universidade Feevale

*Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Novo Hamburgo/RS.

Rosana Vaz Silveira, Universidade Feevale

*Doutora no Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes, Novo Hamburgo/RS. Professora nos cursos de Comunicação e Moda, Universidade Feevale.

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Publicado

2019-08-02