Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil

Autores

  • Juliana Ormastroni de Carvalho Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7344

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.

Biografia do Autor

Juliana Ormastroni de Carvalho Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

*Graduada em Letras e Pedagogia, Mestra em Educação e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atua na área de formação de professores e produção de textos. É professora das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), em Mogi Guaçu, nos cursos de Letras e Pedagogia. Participa dos grupos de pesquisa da PUC-SP, em São Paulo

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Publicado

2019-08-02