http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v16i1.899 Neste artigo temos por objetivo discutir questões referentes à inclusão social e ao exercício pleno da cidadania, a partir da análise de levantamentos socioambientais realizados em Unidades de Conservação federais localizadas no estado do Amazonas. Inicialmente discutimos as categorias analíticas de inclusão/exclusão social e cidadania que guiaram a leitura dos estudos. Em seguida, abordamos os dados empíricos à luz dos critérios eleitos de acesso a alguns bens e serviços sociais básicos: Seguridade Social (Previdência Social, Assistência Social, Saúde) e Educação. Os resultados mostraram que as políticas públicas destinadas às comunidades rurais são ineficientes, excludentes e que ainda persiste uma perspectiva funcionalista que considera as populações como meras guardiãs de recursos naturais.
Author Biographies
Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, INPA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da FAPEAM / CNPq, no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos grupos de pesquisa CNPq: 1) Educação Ambiental com Comunidades Urbanas na Amazônia; 2) Manejo Florestal. Já atuou no Terceiro Setor, consultoria de recursos humanos e em projeto na Amazônia ligados aos povos e comunidades tradicionais não-indígenas. Tem experiência na área de Psicologia e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas psicológicas em instituição e comunidades; terceiro setor; intervenções psicossociais e ambientais; desenvolvimento de projetos para sustentabilidade socioambiental com povos e comunidades tradicionais.
Maria Inês Gasparetto Higuchi, MIGH
possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Ecologia Humana - Michigan State University (1986) e doutorado em Antropologia Social - Brunel University (1999). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Responsável do Nucleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais de 2009 a 2010. Exerce atividades de ensino e pesquisa no Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, no Mestrado em Ciências da Saúde e no Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Atua na interface Psicologia-Educação-Saúde-Antropologia tendo o ambiente como foco de atenção. Os temas de interesse são: psicologia social do ambiente, educação ambiental, difusão científica, processos psicossociais de crianças e adolescentes, comportamento ecológico, subjetividades socioambientais, percepção ambiental e cidadania, envolvimento comunitário nas questões socioambientais, processos de qualidade e promoção da saúde na cidade e em comunidades ribeirinhas.
Camila Carla de Freitas, INPA
possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004) e mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2008). Possui experiência na área de Educação Ambiental, Ecologia e Conservação de Animais Silvestres, Monitoramento da Biodiversidade e Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia.
Marklize dos Santos Siqueira, INPA
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA), Assessora Social do Conselho Interativo Comunitário de Segurança Pública (CICSP Zona Leste Manaus/AM). Cursando Especialização em Gestão de Políticas Públicas na Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Serviço Social e Meio Ambiente; Serviço Social e Assessoria Social. Atua principalmente nos seguintes temas: questão socioambiental, sustentabilidade, políticas públicas, comunidade ribeirinha, assessoria social e segurança pública.