Acesso a bens e serviços sociais como inclusão/exclusão social em UC no Amazonas - DOI: 10.5801/ncn.v16i1.899

Autores/as

  • Marcelo Gustavo Aguilar Calegare INPA
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi MIGH
  • Camila Carla de Freitas INPA
  • Marklize dos Santos Siqueira INPA

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v16i1.899

Resumen

http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v16i1.899 Neste artigo temos por objetivo discutir questões referentes à inclusão social e ao exercício pleno da cidadania, a partir da análise de levantamentos socioambientais realizados em Unidades de Conservação federais localizadas no estado do Amazonas. Inicialmente discutimos as categorias analíticas de inclusão/exclusão social e cidadania que guiaram a leitura dos estudos. Em seguida, abordamos os dados empíricos à luz dos critérios eleitos de acesso a alguns bens e serviços sociais básicos: Seguridade Social (Previdência Social, Assistência Social, Saúde) e Educação. Os resultados mostraram que as políticas públicas destinadas às comunidades rurais são ineficientes, excludentes e que ainda persiste uma perspectiva funcionalista que considera as populações como meras guardiãs de recursos naturais.

Biografía del autor/a

Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, INPA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da FAPEAM / CNPq, no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos grupos de pesquisa CNPq: 1) Educação Ambiental com Comunidades Urbanas na Amazônia; 2) Manejo Florestal. Já atuou no Terceiro Setor, consultoria de recursos humanos e em projeto na Amazônia ligados aos povos e comunidades tradicionais não-indígenas. Tem experiência na área de Psicologia e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas psicológicas em instituição e comunidades; terceiro setor; intervenções psicossociais e ambientais; desenvolvimento de projetos para sustentabilidade socioambiental com povos e comunidades tradicionais.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, MIGH

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Ecologia Humana - Michigan State University (1986) e doutorado em Antropologia Social - Brunel University (1999). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Responsável do Nucleo de Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais de 2009 a 2010. Exerce atividades de ensino e pesquisa no Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, no Mestrado em Ciências da Saúde e no Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Atua na interface Psicologia-Educação-Saúde-Antropologia tendo o ambiente como foco de atenção. Os temas de interesse são: psicologia social do ambiente, educação ambiental, difusão científica, processos psicossociais de crianças e adolescentes, comportamento ecológico, subjetividades socioambientais, percepção ambiental e cidadania, envolvimento comunitário nas questões socioambientais, processos de qualidade e promoção da saúde na cidade e em comunidades ribeirinhas.

Camila Carla de Freitas, INPA

possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004) e mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2008). Possui experiência na área de Educação Ambiental, Ecologia e Conservação de Animais Silvestres, Monitoramento da Biodiversidade e Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia.

Marklize dos Santos Siqueira, INPA

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LAPSEA/INPA), Assessora Social do Conselho Interativo Comunitário de Segurança Pública (CICSP Zona Leste Manaus/AM). Cursando Especialização em Gestão de Políticas Públicas na Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Tem experiência na área de Serviço Social com ênfase em Serviço Social e Meio Ambiente; Serviço Social e Assessoria Social. Atua principalmente nos seguintes temas: questão socioambiental, sustentabilidade, políticas públicas, comunidade ribeirinha, assessoria social e segurança pública.

Publicado

2013-09-14

Número

Sección

Artigos