Índios do “Vale Europeu”. Justiça ambiental e território no Sul do Brasil

Autores/as

  • Luciano Félix Florit PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional) / FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Lilian Blanck de Oliveira PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional) / FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Reinaldo Matias Fleuri UFSC/CNPq
  • Rodrigo Wartha

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v19i2.2478

Palabras clave:

Justiça Ambiental, Territorialização, Vale Europeu, Xokleng Laklãnõ, Decolonização.

Resumen

Neste artigo analisamos o processo de territorialização do estado de Santa Catarina, enfatizando nas operações de regionalização e nos processos de constituição de identidades étnicas, os quais, combinados, resultam num processo sui generis de construção de identidades regionais. Este processo produziu efeitos habitualmente não reconhecidos pelos discursos oficiais, como segregação territorial e invisibilidade de comunidades indígenas. Sustenta-se que estes efeitos ainda persistem no presente sendo também causa de inequidades ambientais e de exposição desproporcional a desastres por parte da comunidade XoklengLaklãnõ. A análise é apoiada num relato histórico do processo de colonização e numa análise sociológica do processo de reificação regional pela qual o território analisado passa a ser visto como um “Vale Europeu”. Conclui-se que uma concepção decente de sustentabilidade para a região passa por um reconhecimento deste problema de injustiça ambiental que requer de uma atitude decolonizadora apoiada no reconhecimento intercultural.

Biografía del autor/a

Luciano Félix Florit, PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional) / FURB - Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Sociologia pela Universidad de Buenos Aires (1995), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor da Universidade Regional de Blumenau onde atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Suas áreas de atuação são a Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental e Ética Ambiental, focando atualmente na temática da Ética Ambiental e o Desenvolvimento Regional com os seguintes sub-temas: 1 - Consideração moral de seres vivos não humanos e padrões de desenvolvimento; 2 - Justiça ambiental e padrões de desenvolvimento; 3 - Modelos de desenvolvimento, região, sistemas de valores e bem-estar. Também atua na formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Sociais

Lilian Blanck de Oliveira, PPGDR (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional) / FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST/RS), área: Educação e Religião (2003). Professora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Líder do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD). Suas áreas de atuação são diversidades histórico-culturais, território e direitos humanos; culturas, ciência e desenvolvimento; currículo e diferença; formação inicial e continuada de professores.

Reinaldo Matias Fleuri, UFSC/CNPq

Doutor em Educação (UNICAMP, 1988). Atua como Professor Visitante Nacional Sênior junto ao Instituto Federal Catarinense, com apoio da CAPES (2012-2016). Coordena o Grupo de Pesquisa - Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq), desenvolvendo atualmente (2014-2018) a pesquisa sobre “Desafios interculturais e ecológicos para a Educação científica e tecnológica” (CNPQ - pesquisador 1). Colabora com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.

Rodrigo Wartha

Graduado em História, (FURB) e Pós-Graduado em Educação, Diversidade e Cultura Indígena (EST). Mestrando em História UNISINOS. Funcionário do Museu e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul, Santa Catarina - Brasil. Membro do Conselho Editorial da Revista: Rio do Sul Nossa História em Revista.Membro do GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos Alteridade e Desenvolvimento).

Publicado

2016-11-19

Número

Sección

Artigos