Dinâmicas da agricultura familiar com cultura do dendezeiro no município de Moju, na Amazônia paraense

Auteurs-es

  • João Santos Nahum UFPA
  • Cleison Bastos dos Santos Rede Pública de Ensino do Estado do Pará
  • Ana Cláudia Alves de Carvalho Rede Particular de Ensino do Estado do Pará

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v20i3.3937

Mots-clés :

território, agricultura familiar, dendeicultura, Amazônia

Résumé

Analisamos as relações entre dendeicultura e agricultura familiar no espaço agrário do município de Moju a partir dos projetos de produção familiar criados associação entre Estado brasileiro e capital nacional e internacional. Tendo como ponto de partida e enfoque metodológico o território usado, sustentamos que tais projetos beneficiam primordialmente aos empresários, pois ele se apropria da área e dos usos sem estabelecer relações de assalariamento ou mesmo sem ser proprietário de terra. Fundamentando-nos em dados primários e entrevistas coletados em trabalho de campo, bem como revisão de literatura. Na primeira parte caracterizamos em largos traços a expansão da dendeicultura na aurora do século XXI, decorrente do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e Programa de Produção Sustentável de Óleo Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil; na segunda os traços gerais dos projetos de agricultura familiar de dendê associados às empresas no Moju, destacando-se a experiência mais antiga, ampla e que sérvio de modelo para outras empresas, que é a experiência da Agropalma.  

Bibliographies de l'auteur-e

João Santos Nahum, UFPA

Sou canceriano do município de Abaetetuba (PA), onde me graduei em Licenciatura em Geografia (1992) pela Universidade Federal do Pará, na primeira turma do Projeto de Interiorização. Em 1992 tornei-me professor do então Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA (NPI/UFPA), que me ensinou a educar pela pesquisa. Em 1995 graduei-me em bacharel e Ciências Sociais (1995) pela UFPA, onde também fez especialização em Estado e Fronteira (1996) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2000). Na PUC-MG cursei especialização em Geografia e Planejamento Ambiental (1995) e na Unesp-Rio Claro fez doutorado em geografia (2006) na área de organização do espaço. Em 2008 tornei-me professor da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, onde desempenho sua coordenação. Amo o que faço e adoro pesquisar na área de Geografia rural da Amazônia e de Filosofia e Epistemologia da Geografia. E faço da geografia uma ponte para liberdade. 

Cleison Bastos dos Santos, Rede Pública de Ensino do Estado do Pará

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará(2005), especialização em Geografia da Amazônia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia(2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará(2015). Atualmente é Professor MAG-4 Efetivo da Prefeitura Municipal de Moju, Professor AD4 da Secretaria de Educação do Estado do Pará - 3ª URE, Professor AD-4 Efetivo da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Ernestina Pereira Maia, Estudante da Universidade Federal do Pará, Estágio Docente da Universidade Federal do Pará, Pesquisador da Universidade Federal do Pará, Professor de Geografia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino Pereira de Barros, Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Leônidas Montes e Professor Efetivo de Geografia da EEEM ECILA PANTOJA DA ROCHA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana

Ana Cláudia Alves de Carvalho, Rede Particular de Ensino do Estado do Pará

Ana Cláudia Alves de Carvalho graduou-se nos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013), onde também fez Mestrado em Geografia pelo Programa de pós-graduação em Geografia - PPGEO (2016). Atualmente faz parte do grupo de pesquisa "Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário na Amazônia" - GDEA. Pesquisa na área de Dinâmicas territoriais do espaço agrário na Amazônia paraense, Política e Organização do Espaço Agrário Amazônico, Modo de Vida de Populações Tradicionais, Conflitos Socioambientais e Recursos Naturais.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-15

Numéro

Rubrique

Artigos