As lanchas “ajato” no Solimões: modernização pretérita e integração territorial

Auteurs-es

  • Kristian Oliveira de Queiroz UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI :

https://doi.org/10.5801/ncn.v22i1.4900

Mots-clés :

Modernização pretérita. Integração territorial. Transporte fluvial. Rio Solimões. Amazonas.

Résumé

Este artigo visa analisar o papel das lanchas “ajato” para a modernização do transporte fluvial no Solimões e para a integração territorial deste subespaço a partir de uma proposta de classificação baseada na origem dos fluxos destes barcos rápidos. Evidencia-se que as lanchas “ajato” são objetos submetidos a um processo de “modernização pretérita” em que o uso de técnicas e equipamentos antigos provenientes de divisões territoriais do trabalho pretéritas ainda é útil para a circulação fluvial na região. Mediante o levantamento bibliográfico e documental e o trabalho de campo, verificou-se que estas embarcações contribuíram para a modernização dos fixos especializados na navegação via a inserção de infraestruturas diferenciadas como o Terminal do “Ajato” de Tefé; bem como viabilizaram a modernização dos fluxos com o uso da rapidez e da organização dos serviços, promovendo integração e fluidez territorial significativas neste subespaço amazônida.

Biographie de l'auteur-e

Kristian Oliveira de Queiroz, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Doutor em Geografia Humana (Universidade de São Paulo, 2015). Mestre em Geografia Humana (Universidade de São Paulo, 2011). Especialização em Recursos Naturais e Meio Ambiente (Universidade do Estado do Amazonas, 2007). Graduação em Licenciatura em Geografia (Universidade do Estado do Amazonas, 2006). Atualmente é Pós-doutorando em Geografia humana pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no Campus de Tefé.

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Publié-e

2019-04-10

Numéro

Rubrique

Artigos