Fomento florestal e sua função socioeconômica: estudo de caso no município de Almeirim (PA)

Autores

  • Amanda Estefânia de Melo Ferreira Universidade do Estado do Pará
  • Luke Thomas Wyn Parry Lancaster University
  • Bernard Josiah Barlow Lancaster University
  • Ima Célia Guimarães Vieira Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Thiago Fonseca Morelo Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v17i1.1488

Resumo

Os contratos de “fomento florestal” vêm difundindo-se ao longo do território nacional, incluindo a Amazônia. Trata-se de arranjos produtivos entre empresas e produtores locais com impactos relevantes sobre a renda familiar e fluxos de migração rural-urbana. O artigo analisa evidências acerca da manifestação no presente e no futuro destes benefícios focalizando uma comunidade de agricultores familiares de Almeirim - PA. Foram entrevistadas 39 famílias. Resulta que os projetos de fomento florestal ofereceram baixa remuneração de mão de obra familiar e se mostram inviáveis quando a contratação de mão de obra faz-se necessária. Os resultados evidenciam que é preciso desenhar contratos de fomento florestal que se adéquem as condições socioeconômicas, ambientais e produtivas dos grupos-alvo.

Biografia do Autor

Amanda Estefânia de Melo Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Amanda Estefânia de Melo Ferreira (Me. Em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará, 2012), é Professora Assistente do Curso de Engenharia Ambiental na Universidade do Estado do Pará (UEPA), autora do artigo completo intitulado: A expansão de cadeias agroindustriais no Pará e os Efeitos à Agricultura Familiar (SOBER, 2013) e coautora do artigo: A social and ecological assessment of tropical land-uses at multiple scales: the Sustainable Amazon Network (Philosophical Transactions of the Royal Society, 2013).

Luke Thomas Wyn Parry, Lancaster University

Luke Parry (Ph.D. in Environmental Sciences, University of East Anglia, 2009), é professor em Servicos Ambientais em Lancaster University (Reino Unido) e Pesquisador Visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), é autor do Drivers of the rural exodus (Population and Environment, 2010) e coautor do Boom and bust development patterns across the Amazon deforestation frontier (Rodrigues et al., 2009, Science).

Bernard Josiah Barlow, Lancaster University

Jos Barlow (Ph.D. University of East Anglia, 2003), é professor Sênior no Centro Ambiental em Lancaster University, docente colaborador dos programas de pós -graduação das Universidades Federais do Pará e de Lavras e é Pesquisador Visitante Especial do Museu Paraense Emilio Goeldi. Editor sênior do Journal of Applied Ecology

Ima Célia Guimarães Vieira, Museu Paraense Emílio Goeldi

Ima Célia Guimarães Vieira (Ph.D. em Ecologia, Stirling University, 1996), é pesquisador do Museu Paraense Emilio Goeldi, é organizadora do livro Diversidade Biológica e Cultural da Amazônia (Belém, 2009), do capítulo Amazônia (Biomas brasileiros: retratos de um país plural. 2012),do capítulo Uso da Terra e Biodiversidade na Amazônia. (O Futuro da Terra, 2010)

Thiago Fonseca Morelo, Universidade Federal do ABC

Thiago Fonseca Morello (Dr. em Economia do Desenvolvimento, Universidade de São Paulo, 2013), é Professor da Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais, autor do artigo La Amazônia Brasilenã desde 1960 hasta hoy, ¿uma señal de desarrollo sostenible? (Ambiente y Desarrollo, 2012).

Downloads

Publicado

2014-10-07

Edição

Seção

Artigos