Negócios sagrados: notas sobre O Círio de Nazaré em Belém-Pará

Autores

  • Vanda Pantoja Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5801/ncn.v15i2.682

Palavras-chave:

Círio de Nazaré, mercado religioso, bens simbólicos

Resumo

Este texto reúne dados de campo coletados entre os anos de 2003 e 2011. Tem como objetivo pontuar algumas mudanças que ocorrem nas gerências das festas de santos católicos na Amazônia Brasileira, particularmente no culto a Nossa Senhora de Nazaré, na celebração do Círio de Nazaré, na cidade de Belém (PA). Analisamos essas mudanças como sintomas do atual contexto de pluralismo religioso em que as instituições religiosas são colocadas em situação de Mercado Religioso, tendo, por isso, que travar intensa disputa com suas concorrentes – as outras formas religiosas – por fiéis e por espaço de atuação.

Biografia do Autor

Vanda Pantoja, Universidade Federal do Maranhão

Antropoligia, departamento de Ciencias Sociais

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-03-11

Edição

Seção

Artigos