Análise de aproximações das concepções presentes em questões associadas ao ensino de química aplicadas no novo ENEM com as concepções do enfoque CTS

Autores

  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5464

Palavras-chave:

enfoque CTS, ensino de Química, ENEM

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compreende a avaliação de habilidades e competências essenciais para a formação cidadã, um dos pressupostos da perspectiva educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta investigação qualitativa, com aspectos quantitativos, teve o objetivo de analisar concepções CTS nas questões associadas ao ensino de Química deste exame, no período compreendido entre 2009 a 2015 (novo Enem). Assim, neste estudo, foi preciso analisar o conteúdo e a estrutura das questões que possuem relação com o ensino de Química, examinando se e como ocorreu a aproximação destas questões com os princípios da perspectiva educacional CTS, e que condições determinam a mediação desta relação de proximidade. Como instrumento de análise das questões, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Entre as 156 questões analisadas, que são pertinentes ao ensino de Química, 46,1% não apresentaram aproximação com os princípios do enfoque CTS; 32,1% mostraram aparente relação com estes pressupostos e 21,8% estão associadas aos princípios do enfoque CTS. Os resultados mostraram que as questões do novo ENEM apresentam aproximação, em diferentes níveis, dos princípios teóricos do enfoque CTS.

Biografia do Autor

Jorge Raimundo da Trindade Souza, Universidade Federal do Pará

Fauldade de Química / Faculdade de Ciências Naturais / ICEN / UFPAÁrea: Ensino de Química e Ensino de Ciências

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

Fauldade de Física / Faculdade de Ciências Naturais / ICEN / IEMCI / UFPAÁrea: Ensino de Física e Ensino de Ciências

Referências

AULER, Décio. Alfabetização científico-tecnológica: um novo paradigma? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 1-6, mar. 2003.

AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas (SP), v. 1, número especial, nov. 2007.

AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru (SP), v.7, n.1, p.1-13, 2001.

BAZZO, Walter Antonio. et al. (Ed.). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid. Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2003. 172p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, v. 2. Brasília, 2006. 135 p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. 144p.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Brasília, DF, 2013. 542 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 16 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília, DF, 2018. 600 p.

BRITO, Licurgo Peixoto de; GOMES, Nilzilene Ferreira. O Ensino de Física através de temas no atual cenário de ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 6., 2007, Florianópolis (SC). Anais...: Florianópolis (SC): ABRAPEC, 2007. p. 1-11.

COSTA-BEBER, Laís Basso; MALDANER, Otavio Aloisio. Um Estudo sobre as Características das Provas do Novo Enem: Um olhar para as questões que envolvem conhecimentos químicos. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 44-52, fev. 2015.

FERNANDES, Carolina dos Santos; MARQUES, Carlos Aberto. Ciência, tecnologia e sociedade e a perspectiva freireana de educação: possíveis convergências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 7., 2009, Florianópolis (SC). Anais...: Florianópolis (SC): ABRAPEC, 2009. p. 1-12.

FIRME, Ruth do Nascimento. A abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino da termoquímica: análise da construção discursiva de uma professora sobre conceitos científicos. 2012. 290 F. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010. 286 p.

LÓPEZ CEREZO, José Antonio. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, n. 18, p. 41-68, 1998.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAESTRELLI, Sandra Godoi; LORENZETTI, Leonir. As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática. Belém, v.13 (26), p. 05-21, jan-jun, 2017.

MASCIO, Carlos César. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): articulações entre a educação Ciência, Tecnologia e Sociedade e a proposta nacional para o ensino de química. 2009, 100 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), 2010.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru (SP), v.9, n. 2, p.191-211, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru (SP), v.12, n.1, p.117-128, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. 224 p.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru (SP), v.13, n. 1, p.71-84, 2007.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación. EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). n. 49/1, marzo, 2009.

PRUDÊNCIO, Christina Andréa Vianna. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2013. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP), 2014.

REIS, Pedro; GALVÃO, Cecilia. Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v.7, n.3, p.746-772, 2008.

SANTANA, Edenilza Mendonça de; WARTHA, Edson José; SAMPAIO, Murilo de Medeiros. O exame nacional de desempenho dos estudantes de Química: análise comparativa entre iniciantes e concluintes. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.14 (32), p. 33-47, jul-dez, 2018.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Química e sociedade: um projeto brasileiro para o ensino de química por meio de temas CTS. Educació Química (EduQ), n. 3, p. 20-28, 2009.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma Perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas (SP), v.1, número especial, nov, 2007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2002.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 4. ed. rev. atual. Ijuí (RS): Unijuí, 2010. 159 p.

SANTOS, Wildson Luiz. Pereira dos. Aspectos sócio-científicos em aulas de química. 2002. 336 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

SILVA, Camila Silveira da; OLIVEIRA, Luiz Antonio Andrade de. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. In: NARDI, Roberto (Org). Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. cap. 3, p. 43-57.

SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; BRITO, Licurgo Peixoto de. Influência do conteúdo de Química na elaboração de questões do novo Enem associadas ao enfoque CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 21, p. 699-726, ago. 2018.

SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; VALENTE, José Alexandre da Silva; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; BRITO, Licurgo Peixoto de. Ilhas interdisciplinares de racionalidade no ensino de ciências: uma experiência didática no PARFOR na Ilha do Marajó, Pará, Brasil. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v.12 (24), p.85-98, jan-jul, 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos