Geometria e educação infantil: um estudo de inspiração etnomatemática

Autores

  • Ediana Cimadon Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5847

Palavras-chave:

ensino de matemática, Etnomatemática, educação infantil, geometria

Resumo

 O presente texto aborda um conjunto de resultados advindos de uma prática pedagógica investigativa realizada com crianças do Jardim B (Pré-escola) de uma Escola Municipal Infantil localizada no Rio Grande do Sul. Seu objetivo é problematizar os saberes que emergiram quando as crianças foram postas em contato com tarefas vinculadas às Noções Geométricas Espaciais. De cunho qualitativo e inspirações etnográficas, a investigação tem como referencial teórico-metodológico o campo da Etnomatemática, interessado em examinar questões sociais e culturais no âmbito do ensino. O material de pesquisa foi composto pelo diário de campo da professora/pesquisadora, gravações de vídeo, material produzido pelos estudantes, tais como desenhos, maquetes e construções. A análise efetivada sobre o material de pesquisa evidenciou que as crianças se utilizaram de diferentes estratégias para operar com noções de volume. Tal resultado pode ser produtivo para que saberes gerados nessa faixa etária possam ser problematizados com vistas à qualificação do ensino de Matemática na Educação Básica.

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos