A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma proposta didática

Autores

  • Carine Leal Klein Universidade de Passo Fundo
  • Aline Locatelli Universidade de Passo Fundo
  • Alana Neto Zoch Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6601

Palavras-chave:

atividades lúdicas, anos iniciais, ensino de ciências

Resumo

O presente texto refere-se a um estudo desenvolvido na forma de intervenção didática realizada na disciplina de Ciências, especificamente sobre a temática Educação Ambiental, com uma turma de quinto ano do ensino fundamental. A questão central do estudo foi verificar em que medida uma intervenção didática estruturada por meio de atividades lúdicas pode estimular os educandos a refletir sobre as causas, consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais de sua comunidade. Os dados para elaboração da sequência didática – estruturada a partir de atividade lúdicas – foram obtidos por meio de um questionário inicial que visou a identificar os principais problemas ambientais enfrentados pelos alunos. A pertinência de tal intervenção didática foi avaliada mediante o diário de bordo da professora pesquisadora. Os resultados obtidos permitiram constatar que a realização de projetos ambientais é uma prática indicada para tornar o ensino de Ciências mais atrativo, fazendo com que os alunos ampliem seus conhecimentos e se tornem mais reflexivos sobre seu papel na sociedade e comunidade em que vivem.

Biografia do Autor

Carine Leal Klein, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo

Doutora em QuímicaProfessora Permamente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática 

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos