Reflexões sobre a formação do professor de matemática

Autores/as

  • Maria José de Freitas Mendes Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1707

Palabras clave:

formação de professor, prática de ensino

Resumen

Este trabalho traz algumas reflexões sobre a formação do professor de Matemática, as quais fizeram parte da dissertação de mestrado da autora e que tinha como objetivo investigar o processo de formação do professor de Matemática. O foco do estudo incidiu sobre a contribuição da disciplina Prática de Ensino na formação do professor diante dos novos paradigmas de formação, com desenvolvimento profissional e como professor reflexivo. Essas reflexões, a partir do processo de aprender a ensinar e do significado de formar professor, analisam a crise e a reestruturação da formação do professor e concluem ser necessário, que nos cursos de licenciatura, seja dado um caráter mais prático à formação pedagógica, possibilitando ao futuro professor, desenvolver atitudes de autonomia, reflexão e investigação.

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Publicado

2010-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos