Alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais

Autores/as

  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Angela Vasconcelos de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2185

Palabras clave:

ensino, aprendizagem, radioatividade

Resumen

Este estudo investigou alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais de Ensino de Ciências entre os anos de 1990 e 2012. Para análise dos artigos estabeleceu-se categorias a priori disponíveis na literatura. Duas tendências de pesquisa foram identificadas: (i)- proposta de material didático/ proposta e análise de estratégias didáticas que incluem analogias, modelos, jogos ou módulos didáticos; (ii)- concepções alternativas dos estudantes/análise de livro didático. No primeiro caso, o estudo realizado sugere a necessidade dos professores, em diferentes níveis de ensino, terem acesso às estratégias didáticas propostas nos periódicos analisados pelas contribuições que podem dar para a prática docente; e no segundo caso, a quantidade restrita de trabalhos sobre as concepções alternativas dos estudantes e de análise de conceitos relacionados com radioatividade em livros-texto de Química, aponta para o desenvolvimento de um maior número de investigações nessa direção, particularmente voltadas para o Ensino Superior de Química.

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Publicado

2013-12-31

Número

Sección

Artigos Científicos