Alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais

Auteurs-es

  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Angela Vasconcelos de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2185

Mots-clés :

ensino, aprendizagem, radioatividade

Résumé

Este estudo investigou alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais de Ensino de Ciências entre os anos de 1990 e 2012. Para análise dos artigos estabeleceu-se categorias a priori disponíveis na literatura. Duas tendências de pesquisa foram identificadas: (i)- proposta de material didático/ proposta e análise de estratégias didáticas que incluem analogias, modelos, jogos ou módulos didáticos; (ii)- concepções alternativas dos estudantes/análise de livro didático. No primeiro caso, o estudo realizado sugere a necessidade dos professores, em diferentes níveis de ensino, terem acesso às estratégias didáticas propostas nos periódicos analisados pelas contribuições que podem dar para a prática docente; e no segundo caso, a quantidade restrita de trabalhos sobre as concepções alternativas dos estudantes e de análise de conceitos relacionados com radioatividade em livros-texto de Química, aponta para o desenvolvimento de um maior número de investigações nessa direção, particularmente voltadas para o Ensino Superior de Química.

Références

BOO, H. K. Students? understandings of chemical bonds and the energetic of chemical reactions. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 5, p. 569-581, 1998.

BONNEAU, M. Teaching about radioactivity: using low-level radioactive waste issue in Courtland Country. Journal of Chemical Education, v. 71, n. 8, p. 651-652, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CAMPBELL, M. L. Simples rule for determining nuclear stability and type of radioactive decay. Journal of Chemical Education, v. 72, n. 10, p. 892-893, 1995.

CHASSOT, A.I. Raios X e radioatividade. Química Nova na Escola, v. 2, n. 2, p. 19-22, 1995.

COLCLOUGHA, N. D.; LOCK, R.; SOARES, A. Pre-service teachers? subject knowledge of and attitudes about radioactivity and ionising radiation. International Journal of Science Education, v. 33, n. 3, p. 423–446, 2011.

CORDEIRO, M. D.; PEDUZZI, L. O. Q. As conferências Nobel de Marie e Pierre Curie: a gênese da radioatividade no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 3, p. 473-514, 2010.

COSTA, S.S.C., MOREIRA, M.A. Resolução de problemas I: diferenças entre novatos e especialistas. Investigações em Ensino de Ciências, v.1, n.2, p. 176-192, 1996.

CRIPPEN, K. J.; CURTRIGHT, R. D. Modeling nuclear decay: a point of integration between chemistry and mathematics. Journal of Chemical Education, v. 75, n. 11 p. 1434-1436, 1998.

EICHLER, M. L.; JUNGES, F; DEL PINO; J. C. Cidade do Átomo: Debate escolar sobre energia nuclear. Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 17-21, 2006.

FORTMAN, J. J. An Overhead projector demonstration of nuclear beta emission. Journal of Chemical Education, v. 69, n. 2, p. 162-163, 1992.

GARCÍA-CARMONA, A.; CRIADO, A. M. Enfoque cts en la enseñanza de la energía nuclear: análisis de su tratamiento en textos de física y química de la eso. Enseñanza de las ciencias, v. 26, n.1, p. 107– 124, 2008.

GUTIÉRREZ, E. E.; CAPUANO, V.C.; PERROTTA, M.T.; DE LA FUENTE, A.M. FOLLARI, B.D.R. Qué piensan los jóvenes sobre radiactividad, estructura atómica y energía nuclear? Enseñanza de las ciencias, v. 18 n. 2, p.247-254, 2000.

HUGHES, E. A.; ZALTS, A. Radioactivity in the classroom. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 5, p. 613-614, 2000.

KRAPAS, S.; BORGES, A. M. Decaimento radioativo: uma analogia para o circuito RC. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15, n. 1, p. 47-58, 1998.

KROW, G. R.; KROW, J. B. Low-level radioactive waste disposal: an exercise in dealing with pollution. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 75, n. 12, p. 1583-1584, 1998.

LIMA, R. S., PIMENTEL, L. C. F.; AFONSO, J. C. O despertar da radioatividade ao alvorecer do século XX. Química Nova na Escola, v. 33 n. 2, p. 93-99, 2011.

MEDEIROS, M. A.; LOBATO, A. C. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de Química. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v.12, n.3, p.65-84, 2010.

OLBRIS, D. J.; HEZFELD, J. Nucleo genesis! A game with natural rules for teaching nuclear synthesis and decay. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 3 p. 349-352, 1999.

PASSOS, M.H.S.; SOUZA, A.A. Química Nuclear e Radioatividade. Campinas, SP: Editora Átomo, 2010.

RIBEIRO, A.A. e GRECA, I.M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em Educação Química: uma revisão de literatura publicada. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 542-549, 2003.

SCHAPPO, M. G. Um modelo concreto para o estudo da estabilidade nuclear no Ensino Médio. Física na Escola, v. 11, n. 2, p. 22-26, 2010.

SCHULTZ, E. Dice-shaking as an analogy for radioactive decay and first-order kinetics. Journal of Chemical Education, v. 74, n. 5 p. 505-507, 1997.

SIQUEIRA, A. Práticas Interdisciplinares na Educação Básica: Uma revisão bibliográfica – 1970 -2000. Educação Temática Digital, v. 3, n.1, p. 90-97, 2001.

SORPRESO, T. P.; ALMEIDA, M. J. P. M. Aspectos do imaginário de licenciandos em Física numa situação envolvendo a resolução de problemas e a questão nuclear. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 77-98, 2008.

SORPRESO, T. P.; ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos de licenciandos em física sobre a questão nuclear no ensino médio: foco na abordagem histórica. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 37-60, 2010.

SOUZA, M. A. M; DANTAS, J. D. Fenomenologia nuclear: uma proposta Conceitual para o ensino médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 136-158, 2010.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID-NETO, J. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006.

TEKIN, B. B.; NAKIBOGLU, C. Identifying student?s misconceptions about nuclear chemistry. A study of Turkish high school students. Journal of Chemical Education, 83, n. 11 p. 1712, 2006.

TIBURZI, M.D.C.; PLIEGO, O. H.; CONTINI, L.; ODETTI, H.; RENÉ, G. Las actitudes de los estudiantes universitarios hacia el fenómeno radiactivo, la energía nuclear y sus aplicaciones. Educación Química, v.15, n. 2, p. 142-148, 2004.

VASCONCELOS, F. C. G. C.; LEÃO, M. B. C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia flexquest sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 37-58, 2012.

WILLIAMS, D. H. Success and techniques associated with teaching the chemistry of radioactive wastes. Journal of Chemical Education, v. 72, n. 11, p. 971-973, 1995.

WU, Y.; TSAI, C. High School Students? Informal Reasoning on a Socio-scientific Issue: qualitative and quantitative analyses. International Journal of Science Education, v. 29, n. 9, p. 1163–1187, 2007.

XAVIER, A.M.; LIMA, A.G.; VIGNA, C.R.M.; VERBI, F.M; BORTOLETO, G. G.; GORAIEB, K.; COLLINS, C. H.; BUENO, M.I.M.S. Marcos da história da radioatividade e tendências atuais. Química Nova, v. 30, n. 1, p. 83-91, 2007.

YANG. F.; ANDERSON, O.R. Senior high school students? preference and reasoning modes about nuclear energy use. International Journal of Science Education, v. 25, n. 2, p. 221–244, 2003.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos