História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas

Autores/as

  • Eduarda Tais Breunig Universidade Federal de Santa Maria
  • Aléxia Santos Amaral Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0001-8263-7539

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6054

Palabras clave:

Hooke, Leeuwenhoek, Lineu

Resumen

A pesquisa buscou investigar as concepções de alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome de três cientistas importantes para a Biologia: Robert Hooke, Anton Van Leeuwenhoek e Carl Nilsson Linnaeus (Carlos Lineu), através de questionários aplicados a setenta e oito alunos dos terceiros anos do ensino médio, de três escolas públicas do município Palmeira das Missões, RS. Inicialmente foi aplicado o primeiro instrumento de investigação, contendo duas imagens distintas de cada um dos cientistas e com questões semiestruturadas (fechadas e abertas). Em um segundo momento, foi aplicado um segundo questionário, que além de outras imagens dos cientistas, apresentavam os nomes dos mesmos. Após, os questionários foram recolhidos e tabulados. Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos nenhum dos cientistas. Além disso, muitas concepções errôneas sobre cientistas e a ciência foram identificadas nas citações dos alunos. Apresentar de forma adequada e ampliada a História da Ciência pode contribuir como um dispositivo didático útil, tornando o ensino da ciência a nível médio mais interessante, além de facilitar a aprendizagem, mostrando que a ciência não é imutável e que depende de diversas pessoas.

Biografía del autor/a

Eduarda Tais Breunig, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciência Biológicas - Licenciatura Plena, Mestranda no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Aléxia Santos Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, UFSM

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. educação em Ciências, Professora Adjunto II, Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões.

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos