A constituição de uma questão sociocientífica em um grupo de professores: um processo polifônico de desvelamento da realidade concreta

Auteurs-es

  • Paulo Gabriel Franco dos Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1644

Mots-clés :

questões sociocientíficas, formação do sujeito, grupo de professores

Résumé

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa mais ampla e busca elucidar o processo de constituição de uma Questão Sociocientífica em um grupo de professores de uma Escola Pública. Partindo da premissa que uma Questão Sociocientífica deve agregar os envolvidos no processo educacional em situações de diálogo, argumentação e construção de posicionamento, entendemos que o reconhecimento da controvérsia ou da legitimidade do tema no contexto em questão é fundamental para alcançar os objetivos pretendidos. Sendo assim, partindo de subsídios da Teoria Crítica da Sociedade, caracterizamos o processo de constituição de uma Questão Sociocientífica entre professores como um exercício de desvelamento da realidade concreta, elencando aspectos problemáticos, controversos e passíveis de crítica da Ciência e da Tecnologia. Desse modo, a Questão Sociocientífica é elencada no grupo a partir do momento em que se estabelece um diálogo polifônico em que todos os participantes se posicionam, reconhecem a fertilidade do tema para o contexto educacional pretendido e conseguem falar dele com propriedade.

Références

ADORNO, T. W. Notas Marginais sobre Teoria e Práxis. A Dialéctica do Esclarecimento e outros textos de Theodor W. Adorno, 2001. Disponivel em: http://adorno.planetaclix.pt/tadorno1.htm> . Acesso em: 02 Junho 2012.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ª. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. Coleção Ciências da Educação.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 20 Dezembro 1996. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 Setembro 2012.

BRASIL. Parâmetro Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: SEB/MEC, 2000.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEB/MEC, 2002.

DÉSAUTELS, J.; LARROCHELLE, M.About the epistemological posture of science teachers. In: TIBERGHIEN, A.; JOSSEM, E. L.; BAROJAS, J. Connecting research in physics education with teacher education. [S.l.]: International Commission on Physics Education, 1997,1998.

EASTWOOD, J. L. et al. Contextualizing Nature of Science Instruction in Socioscientific Issues. InternationalJournalof Science Education, 2012. 1-27.

GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência&Educação, Bauru, 17, n. 3, 2011. 505-522.

GRAY, D. S.; BRYCE, T. Socio-scientific issues in science education: implications for the professional development of teachers. Cambridge JournalofEducation, Londres, 36, n. 2, Junho 2006. 171-192.

GUIMARÃES, M. A. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. Faculdade de Ciências - UNESP. Bauru, p. 220. 2011. Tese de Doutoramento.

HILÁRIO, T.; REIS, P. G. R. Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributo para a literacia científica. REU, Sorocaba, v. 35, n. 2, p. 167-183, Dezembro 2009

HODSON, D. Toward a philosophically more valid science curriculum. Science Education, 72, n. 1, 1988.19-40.

HODSON, D. Looking to the future: building a curriculum for social activism. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

KHISHFE, R. Nature of Science and Decision-Making. International Journal of Science Education, 34, n. 1, 2012.67-100.

LOPES, N. C. Aspectos formativos da experiência com questões sociocientíficas no ensino de ciências sob uma perspectiva crítica. Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP. Bauru, p. 230. 2010. Dissertação de Mestrado.

MAAR, W. L. Adorno, Semiformação e Educação. Educação e Sociedade, Campinas, 24, n. 83, Agosto 2003. 459-476.

PEDRETTI, E. G. et al. Promoting Issues-based STSE Perspectives in Science Teacher Education: Problems of Identity and Ideology. Science &Education, 17, n. 8-9, 2008. 941-960.

PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação: A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ; São Carlos, SP: Vozes; EDUFISCAR, 1994. Ciências sociais da educação.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for the citizenship: Teaching socio-scientific issues. Philadelphia: Open University Press, 2003.

REIS, P. G. R. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos da aprendizagem da disciplina de ciências da Terra e da Vida. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lisboa, p. 488. 2004. Tese de Doutoramento.

SANTOS, P.G.F. O tratamento de Questões Sociocientíficas em um grupo de professores e a natureza do processo formativo fundamentado em uma perspectiva crítica. Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP. Bauru, p. 209, 2013. Dissertação de Mestrado

ZEIDLER, D. L.; KEEFER, M. The role of moral reasoning and the status of socioscientific issues in science education: phylosophical, psychological and pedagogical consideration. In: ZEIDLER, D. L. The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education.Dordrecht: KluwerAcademicPublishers, 2003. p. 7-38.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos