As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional

Auteurs-es

  • Marciléa Serrão Resque Escola EFM Tenente Rêgo Barros
  • José Moysés Alves Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955

Mots-clés :

trajetória profissional docente, configurações subjetivas, teoria da subjetividade

Résumé

Apresentamos, no presente artigo, um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de um professor de ciências e biologia. Analisamos as informações a partir da perspectiva histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey. Apoiados na epistemologia qualitativa, apresentamos um estudo de caso, organizado a partir das informações construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto e entrevista individual. Os resultados apontam que diferentes configurações de sentidos subjetivos de docência são produzidas no decorrer o percurso profissional e estas estão profundamente enlaçadas às suas interações sociais, nos diferentes contextos em que o professor transitou, desde a infância. O referencial adotado possibilitou dar visibilidade ao sujeito concreto, em sua trajetória singular, o que costuma ser desconsiderado nas generalizações que resultam de uma abordagem do percurso docente por ciclos.

Biographie de l'auteur-e

Marciléa Serrão Resque, Escola EFM Tenente Rêgo Barros

Professora de ensino  médio, com 22 anos de trajetória docente. Com Mestrado e Doutorado na área da Educação em Ciências.

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Publié-e

2019-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos