Discutindo a metodologia do ensino de ciências e matemática: Críticas e possibilidades à prática docente
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1472Palavras-chave:
professor reflexivo, metodologia de ensino, formação de professoresResumo
Discuto a metodologia de ensino de professores de Ciências e Matemática na educação básica brasileira. Evidencio críticas referentes à prática docente desenvolvida nessas áreas de conhecimento ao longo dos níveis de escolarização básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Destaco ainda a opção por projetos didáticos interdisciplinares como possibilidade metodológica instrumentalizadora de uma prática resignificada e reflexiva nesses âmbitos. Postulo, nesse sentido, que os problemas apontados possam ser enfrentados, por meio de opções teóricas compartilhadas e postura metodológica investigativa, incentivadas pelas instâncias de formação de professores, através do investimento no paradigma do professor - pesquisador da própria prática, maximizando as perspectivas de tal tendência no âmbito da formação inicial e contínua de professores, uma vez que seus pressupostos figuram como elementos catalisadores das opções de mudanças metodológicas almejadas para educação em ciências e matemática do País.Referências
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