Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Margens é um periódico científico voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação da produção acadêmica relativa aos temas e problemas da microregião do Baixo Tocantins, da Amazônia e do Brasil, nos muitos campos das Ciências Humana. 
 
A Margens pretende ainda ser um tenitório aberto à reflexão, buscando a interconexão de pesquisadores e pesquisadoras que atuam no Brasil e no exterior, ultrapassando fronteiras que dificultam a interlocução e a troca de experiências investigativas. Embora o processo de crescimento e consolidação da produção acadêmica na região do Baixo Tocantins e na Amazônia esteja apenas começando, cresce o quantitativo de grupos de pesquisas e de pesquisas em desenvolvimento, o que expressa a produção de uma identidade acadêmica e sociocultural para o Campus como universidade.
 
Para consolidar a produção do conhecimento como resposta aos problemas do entorno, o intercâmbio acadêmico com outras instituições de pesquisa e ensino, tem efeito na rica troca de experiências que qualificam a revista.Por fim, a Margens constitui-se no esforço de incentivar a produção e a divulgação do conhecimento produzido no Campus do Baixo Tocantins, com a finalidade de consolidar a pesquisa como uma das instâncias privilegiadas da academia e como :compromisso social com a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas. A revista Publica artigos interdisciplinares, resenhas e trabalhos de Iniciação Científica que resultem de estudos e pesquisas. 

Processo de Avaliação pelos Pares

- Equipe Editorial: procederá avaliação do conteúdo e da forma dos trabalhos submetidos; caso o artigo negligencie as normas será devolvido ao autor/a para revisão, adequação, e submissão em oportunidade futura;

- A Editoria e a equipe editorial podem rejeitar o artigo caso sua temática, linguagem ou apresentação estejam alheias ao escopo da revista.

- Não serão publicados: trabalhos que apresentem problemas no conteúdo, na forma e na linguagem prejudicando sua compreensão; relatos de experiência, revisão de literatura, resumo de dissertação/tese fora do formato de artigo científico; projeto ou relatório de pesquisa, e apresentem análise superficial da temática.

- Por integrantes do Corpo Editorial que pesquisem na área temática do artigo. Os pareceristas indicarão o artigo para publicação, não indicarão para publicação ou indicarão para publicação com sugestões de revisão;

- Por parecerista ad hoc quando houver necessidade de especialista externo ao Corpo Editorial;

- Os artigos devolvidos aos autores/as com sugestões de revisão poderão ser submetidos posteriormente;

- Artigos aceitos para publicação serão submetidos à revisão textual;

- Os autores/as de artigos aceitos para publicação receberão carta de aceite digitalizada;

- Trabalho não aceito para publicação é devolvido ao autor/a;

- Os artigos submetidos deverão obedecer às normas éticas e legais de seu campo de pesquisa.

- Os autores/as incluirão nota de rodapé com informações e autorizações legais quando a pesquisas que resultou nos artigos envolverem seres humanos, ou foram desenvolvidas em áreas de reserva legal, indígenas ou patrimônio arqueológico, sendo responsáveis pelas informações.

- O autor/a de artigos com fotografias produzidas por terceiros, deve enviar autorização para sua publicação;

- A publicação dos artigos está condicionada ao envio de atestado/declaração e recebimento pela equipe editorial.

 

Periodicidade

A Revista Margens Interdisciplinar é um periódico semestral do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins, da UFPA

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico da Revista

A Revista Margens Interdisciplinar é um periódico criado no Campus de Abaetetuba no ano de 2004, pelo Núcleo de Pesquisa, coordenado pelo professor Dr. Otaviano, inicialmente a revista tinha a função de realizar a divulgação científica de professores e alunos da Universidade Federal do Pará, com o passar dos anos a revista que era publicada somento no formato impresso, foi ganhando importância e reconhecimento acadêmico até que no ano de 2015 migrou para o formato digital. Nesses 11 anos, foram publicados 13 números. Somente em 2013 é que a revista Margens conseguiu respeitar a periodicidade semestral. Nesses últimos três anos tem sido lançados dois números por ano. Sempre no formato de dossiê temático a revista foi a primeira revista científica da UFPA, editada e publicada em um dos 9 CAMPI da UFPA, localizada no inteiro do estado do Pará. Em 2016, além dos dois volumes anuais, teremos um número especial em comemoração ao 10 ano em que o periódico publica regularmente.

Histórico do periódico

A Revista Margens Interdisciplinar é um periódico criado no Campus de Abaetetuba no ano de 2004, pelo Núcleo de Pesquisa, coordenado pelo professor Dr. Otaviano, inicialmente a revista tinha a função de realizar a divulgação científica de professores e alunos da Universidade Federal do Pará, com o passar dos anos a revista que era publicada somento no formato impresso, foi ganhando importância e reconhecimento acadêmico até que no ano de 2015 migrou para o formato digital. Nesses 11 anos, foram publicados 13 números. Somente em 2013 é que a revista Margens conseguiu respeitar a periodicidade semestral. Nesses últimos três anos tem sido lançados dois números por ano. Sempre no formato de dossiê temático. A revista foi a primeira revista científica da UFPA, editada e publicada em um dos 9 CAMPI do interior do Estado do Pará. Em 2016, além dos dois volumes anuais, teremos um número especial em comemoração ao 10 ano em que o periódico é publicado regularmente.