Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em ";Comentários ao Editor";.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser submetido em arquivo do Word.

Página: Configurada em A4, com margens superior, direita e inferior de 2cm; margens esquerda 3cm.

Texto: Justificado, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5.

Título: Caixa alta, negrito, centralizado, corpo 12; subtítulos: à esquerda, negrito, caixa baixa;

Resumo/abstract: Objeto, objetivos, método e/ou procedimentos e resultados (máximo de 150 palavras). Alinhado e justificado, corpo 11.

Palavras-chave/keywords: No máximo 5 (cinco).

Os artigos deverão conter: Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências em até 15 páginas;

Citação direta com até três linhas: Inserida no parágrafo, entre aspas.

Citação direta com mais de três linhas: Aparece em recuo de 4 cm, parágrafo separado, corpo 11, espaço simples de entrelinhas.

Citação de fonte: Sistema autor-data.

Nota de rodapé: Corpo 10, digitadas dentro das margens e separadas do texto por espaço simples de entrelinhas.

Referências: obrigatória ao final do texto: em ordem alfabética, espaço simples entre linhas e duplo entre referências.

Número de páginas: Não numerar as páginas.

Resenha: de obra publicada (ou reeditada) no máximo há dois anos, edição nacional, e no máximo há cinco anos, edição estrangeira. Deverá conter entre três e cinco laudas.

Iniciação científica: De aluno/a, devidamente matriculado em cursos de graduação e/ou pós-graduação (lato sensu) do Campus Universitário de Abaetetuba. Os trabalhos de IC podem ser oriundos de apresentação de trabalhos em eventos, de pesquisa de TCC, monografia, e/ou pesquisa desenvolvida por grupos de pesquisa e extensão.

Insira aqui a política desta seção

Iniciação Científica

Publicação de Trabalhos de alunos de Graduação do Campus Universitário de Abaetetuba. Preferencialmente ligado a área de atuação do Dossiê

Resenha

Resenhas de obras científicas, artísticas e culturais publicadas no Brasil nos últimos três anos, ou de publicação estrangeira nos últimos cinco anos.

Dossiê Trabalho e Educação Básica

O presente dossiê traz uma seleção de textos que revelam a produção dos diversos sujeitos pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação, instituições de ensino formais e não formais e movimentos sociais, que dialogam sobre os novos desafios que se colocam no atual contexto da educação básica na Amazônia, como a questão das parcerias público-privadas que redefinem o papel do Estado e criam novas configurações e desdobramentos nas políticas para a educação básica, muito bem retratadas nos textos de Santos, Queiroz e Martins. No âmbito da política voltada para a educação básica, Oliveira, Ramos, Rodrigues, Carvalho e Cardoso tecem o debate sobre programas e projetos voltados para o ensino médio, bem como os desafios e enfrentamento que se colocam diante da ideia de se construir um ensino médio numa perspectiva de valorização da educação pública. Ainda no conjunto dos textos, Fidalgo e Freitas problematizam as políticas voltadas para a juventude encarcerada com destaque para questão da exclusão social e privação de escolaridade desses jovens. Os resultados dessas pesquisas apontam as contradições das relações entre a escola básica e o mundo do trabalho e a necessidade de se materializar outras lógicas educacionais no interior da atual configuração societal.