CENA DE NARRAÇÃO E A CENA EM TESTEMUNHO
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2677Resumo
Em muitas narrativas tradicionais em primeira pessoa, especialmente romances, é constituído um cenário para o desenvolvimento da narração, cenário em que muitas vezes há interação entre o narrador e o narratário (seja este leitor, ouvinte, destinatário de cartas...) mas cujos elementos do tempo presente anulam-se, apagam-se, dando lugar ao passado, ao tempo da narrativa. Nestas narrativas, assinaladas sob o mesmo nome próprio narrador e personagem apresentam-se distanciadas no tempo e na arquitetura do texto. Em narrativas de testemunho, situadas na cisão entre ficção e realidade, e nas quais a fragmentação se dá – entre outras coisas – pela fusão dos tempos e desarticulação causal, justapondo e comprimindo-se narrativa e narração. A constituição desta cena cerca-se de uma problemática decorrente da compressão cronológica e de certa anulação da distância entre narrador (-autor) e personagem. Em tais narrativas, ao mesmo tempo assume uma supra-cena no tribunal da História e outra perspectiva na relação do narrador com a experiência e consigo mesmo. Palavras-chave: Narrativa. Cena. Narração. Testemunho.Downloads
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Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
Dossiê Literatura e Resistência