A CRISE DO CAPITAL E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO COMO PROVEDOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana de Jesus Diniz Farias Pedagoga e Mestranda em Educação/PPGED/ICED/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2739

Resumo

Neste artigo abordaremos a redefinição do Estado a partir da crise do capital e as consequentes mudanças nas políticas públicas educacionais, não só no queconcerne ao seu financiamento como principalmente a sua concepção. O texto tem por objetivo apontar as causas da atual crise na educação e salientar a responsabilidade do neoliberalismo nos rumos que tomou a educação no Brasil. A análise centra-se na revisão de estudos de autores que pesquisam acerca dos efeitos do neoliberalismo na educação. Concluimos que as políticas públicas educacionais adotadas pelo Estado estão voltadas para a lógica do neoliberalismo com a racionalização de recursos, entre outros fatores. Palavras-chave: Crise do capital. Reforma do estado. Política educacional.

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Publicado

2016-05-22