CONSIDERAÇÕES SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.
  • Tiago Emanuel Kluber Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2745

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão teórica sobre a Modelagem Matemática numa perspectiva de Educação Matemática, concebida como umaCiência Humana e Social. Nesse contexto, buscamos estabelecer relações e justificar os encaminhamentos da Modelagem, conforme entendida por Burak (2004) e em harmonia com o entendimento de Educação Matemática. O que se busca, em termos metodológicos, é o encaminhamento ordenado das ideias, cruzando elementos do quadro teórico apresentado e a visão de Modelagem discutida, bem como exemplificando o desenvolvimento das etapas da Modelagem Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática