A RE-LIGAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA VISÃO A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR

Autores

  • José Ivanildo de Lima Núcleo de Desenvolvimento da Pesquisa em Educação Matemática e Científica/Universidade Federal do Pará.
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Núcleo de Desenvolvimento da Pesquisa em Educação Matemática e Científica/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2747

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, defendida em marçode 2008, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências eMatemáticas da Universidade Federal do Pará, cujo objeto de estudo é o estágio supervisionado na licenciatura em Matemática. Especificamente, tem o objetivo de descrever as possibilidades e limitações de constituição de práticas colaborativas no estágio curricular, motivadas por questões que dicotomizam a formação do futuro professor de matemática. Para tal, dispomos de entrevistas de três licenciandos e quatro professores de uma escola pública, para a obtenção dos dados aqui analisados. Os licenciandos faziam parte da disciplina Prática de Ensino/Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA. A discussão mostra que os saberes da ação pedagógica, quando mobilizados no estágio curricular, podem ajudar na superação do problema da dicotomização na/da Licenciatura em Matemática, facilitando o desenvolvimento de práticas colaborativas e produção de saberes docentes.Palavras-chave: Estágio. Práticas Colaborativas. Epistemologia da Prática.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática