CURRÍCULO, RELAÇÕES DE GÊNERO E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: INCURSÕES INVESTIGATIVAS EM UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

Autores

  • Daniele Vasco Santos Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará/Universidade Federal do Pará.
  • Josenilda Maria Maués da Silva Instituto de Ciências da Educação/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2756

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que examinou os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo de um programa de capacitação em gênero e políticas públicas proposto por uma organização não governamental. Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos, privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do programa de capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas.Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo, que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas.Palavras-chave: Currículo. Gênero. Modos de Subjetivação.

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Publicado

2016-05-22