ETNOMATEMÁTICA VERSUS MATEMAFOBIA

Autores

  • Josenilson de Souza Santos Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.
  • Sebastião Martins Siqueira Cordeiro Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2765

Resumo

A dificuldade na realidade do ensino-aprendizagem da matemática nasescolas públicas vem crescendo de forma exponencial ao longo dos anos. A caracterização da matemática como ciência exata e abstrata direcionou o processo de ensinoaprendizagem dela a um restrito domínio de técnicas para operar mecanicamente símbolos. A História nos mostra que ela é produto da atividade humana e surgiu da necessidade do homem entender o meio sociocultural em que está inserido. A ideia de abordar a matemática como ciência exata e abstrata, engendrou nos alunos um sentimento de “matemafobia” (medo, aversão, antipatia à matemática). Através de intervenções em algumas escolas públicas de Abaetetuba com oficinas e palestras sobre Etnomatemática em sala de aula, objetivamos despertar os educadores para necessidade de repensar o espaço de sala de aula, buscando transformar alunos em seres críticos, criativos, participativos e transformadores de suas realidades, respeitando suas crenças, costumes e culturas.Palavras-Chave: Etnomatemática. Educação. Matemática. Discente.

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Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Iniciação Científica