“A VOZ DA SELVA” – EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA – RDS AMANÃ/AM

Autores

  • Marilene Loureiro da Silva Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.
  • Thiago Antônio de Souza Figueiredo PPGEDAM/NUMA/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2770

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir da discussão sobre a comunicaçãoe o desenvolvimento local, com o objetivo de verificar se o uso social da comunicação por moradores de comunidades inseridas dentro de Unidades de Conservação de Uso Sustentável, tem contribuído com a organização e consequentemente com o desenvolvimento de atividades comunitárias na localidade, baseado no conceito de sustentabilidade socioambiental. O trabalho foi realizado a partir do método estudo de caso e da observação participante, de uma comunidade localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, no estado do Amazonas,utilizando-se para as análises duas orientações teóricas: a) a teoria crítica; b) a teoria da recepção que desloca os estudos da comunicação para os fenômenos culturais. Neste contexto os resultados obtidos referem-se fundamentalmente aos seguintes aspectos: a) a comunicação desenvolvida na comunidade de estudo, se associa em alguns elementos da comunicação popular alternativa e comunitária; b) a comunicação popular, alternativa e, ou comunitária, neste caso, tem contribuído com a organização e a realização das atividades comunitárias, através da ampliação das informações referentes a tais atividades relacionadas principalmente a dimensão social do trabalho, da organização comunitária, da escola e da saúde; c) O Rádio, por ser um veículo oral e de fácil manuseio é o veículo mais utilizado pelos moradores da comunidade em estudo, como instrumento de ampliação das informações locais.Palavras-Chave: Comunicação Social. Desenvolvimento local. Comunidades.

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Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Educação Ambiental