OS ESTUDOS DO LETRAMENTO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS

Autores

  • Herika Socorro da Costa Nunes Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v4i5.2789

Resumo

Neste estudo apresentamos reflexões acerca dos estudos do letramento, situando conceitos, mitos, modelos, práticas e as repercussões para a formação do professor, para a escola e para as políticas públicas de letramento na tentativa de contribuir para o aprofundamento do debate no cenário educacional local. Alguns estudiosos afirmam que os Cursos de Licenciaturas de nossas Universidades e IES públicas e privadas, não têm contemplado de forma satisfatória a interface da lingüística com os estudos do letramento. A despeito da crítica podemos acrescentar ainda que na grandemaioria dos cursos de formação de professores ainda não há uma diversidade de condições de letramento, o que agrava ainda mais a fragilidade desta formação recebida tendo em vista que o aluno, futuro professor, irá se deparar com práticas lingüísticas em seu contexto de trabalho. A pesquisa revelaque os estudos sobre letramento não são priorizados como campo de reflexão e análise para subsidiar a formação e a prática do professor. Estas constatações fragilizam a formação dos professores de Língua Portuguesa.

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Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Leitura e Letramento