ENTRE O CONTROLE E A TRANSGRESSÃO: A CONSTRUÇÃO ESCOLAR DAS DIFERENÇAS ENTRE OS GÊNEROS

Autores

  • Vilma Nonato de Bricio Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2950

Resumo

O artigo se propõe a apresentar algumas reflexões sobre sobre as relações de gênero em sala de aula, construídas a partir de uma pesquisa realizados nos anos de 2000 e 2001 numa escola municipal no Município de Moju/PA. O problema da pesquisa foi como se apresentam as diferenças, especificidades e embates entre os gêneros no ambiente escolar. Este artigo traz apenas parte da análise ali realizada, na qual se discute como vai se configurando a produção de meninos e meninas no ambiente escolar.  As desigualdades e embates entre os gêneros vão se construindo a partir de um processo de acomodação e resistência às imposições de gênero por parte da escola.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Família e Gênero