FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: SUA HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL E NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA

Autores

  • Maria Neusa Monteiro Universidade Federal do Pará.
  • Raimunda Lucena Melo Soares Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v2i3.2984

Resumo

O presente trabalho procura desenhar o lugar da Filosofia da Educação no Currículo do Curso Normal deste a sua inserção na Escola Normal Paraense, até o atual contexto do Ensino de Filosofia no Nível Médio, que decorreu da nova LDB nº 9.394/96. Assim como intenta realizar algumas aproximações históricas concermentes ao movimento realizado pela Filosofia da Educação no Curso de Pedagogico da Universidade Federal do Pará, deste a instalação desse curso na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras até os dias de hoje. Dá ênfase ao aspecto legislativo e à atualidade. Nesta investigação o percuso metodológico foi realizado através da pesquisa bibliográfica e documental, instrumentos elucidativas e pertinentes na construção deste conhecimento do saber filosófico que entrecruza ensino, história, educação e política educacional.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Educação