CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO: A REALIDADE INSULAR DO CURRÍCULO EM BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023Resumo
Este artigo consiste em uma pesquisa bibliogrဠca, quebusca problematizar as in uências da cultura ribeirinha no currículodas escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo re etir sobreo currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nessecurrículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação culturale social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunhoqualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliogrဠca,utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), JosenildaSilva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e OliveiraI. (2007 e 2008). Como resultado identi€ camos que redimensionar ocurrículo para atender a realidade sociocultural das comunidadesribeirinhas é mais do que um desa€ o epistemológico, de dar validadecurricular a conhecimentos que são especí€ cos e necessários a talrealidade, mas um desa€ o político de fazer valer direitos do cidadãoa uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade deum currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidaderibeirinha.Palavras-chave: Cultura Ribeirinha. Currículo escolar. Epistemologiado currículo.Downloads
Publicado
2016-05-22
Edição
Seção
Dossiê Currículo