A TRADIÇÃO DO BRINQUEDO DE MIRITI NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA: INICIANDO O DEBATE

Autores

  • Lidia Sarges Lobato Universidade Federal do Pará
  • Delisa Pinheiro Pinheiro Universidade Federal do Pará
  • Joyce Otânia Seixas Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3093

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa que tem como um dos objetivosanalisar as relações de gênero em dois ateliês de produção do brinquedode miriti. A experiência etnográ? ca está em curso e a produção deinformações já nos permite re? exões introdutórias, pois a observaçãocotidiana e as conversações com os interlocutores e interlocutoraspossibilitaram nossa entrada no mundo dos costumes e na cultura dolugar. O trabalho está organizado da seguinte maneira: iniciamos coma invenção da tradição do brinquedo de miriti, para, em seguida, tratar do processo de produção artesanal e generi? cado comum aos doisateliês. Encerramos com uma re? exão sobre a pedagogia cultural dosateliês e a necessidade de inclusão da tradição do brinquedo de miritino currículo o? cial das escolas municipais.Palavras-chave: Tradição do brinquedo de miriti. Relações de gênero.Pedagogia cultural. Currículo.

Downloads

Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Iniciação Científica