EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ/BRASIL

Autores

  • Roseane Bittencourt Tavares Universidade Federal do Pará
  • Hilton Pereira Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3246

Resumo

Há poucas iniciativas de educação em saúde e ambiente em quilombos no Pará. Neste artigo a educação é proposta como uma forma de contribuir para a minimização dos problemas de saúde nessas populações. O trabalho se baseia em dados de pesquisa de campo, realizada em quatro comunidades, e em informações bibliográficas. A metodologia incluiu um diagnóstico  socioecológico das comunidades e a elaboração de um programa de educação em saúde, planejado para crianças entre 5 e 11 anos de idade, que foi implementado como piloto nas comunidades África e Laranjituba, por meio de exposição interativa sobre os temas diagnosticados (gripe, cáries, anemia, micoses e verminoses). Em seguida, para avaliar as atividades, foi distribuído um exercício didático criado especificamente para o programa. O teste mostrou que a maioria dos participantes (68%) absorveu o conteúdo desejado. Sugere-se essa abordagem como uma possível estratégia de ação, visando contribuir para melhorar a qualidade de vida dos quilombolas.Palavras-chave: Amazônia. Doenças. Educação em Saúde e Ambiente.Quilombolas. Políticas Públicas.

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Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Dossiê Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional