PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO EM ABAETETUBA: AVANÇOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA

Autores

  • Benedita das Graças Sardinha da Silva Universidade Federal do Pará
  • Marinilda Correa Sardinha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3251

Resumo

Este artigo pretende discorrer sobre a práxis dos docentes queparticiparam do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento,ocorrido nos anos de 2011 e 2012, no município de Abaetetuba-Pará,destinado a professores efetivos que atuam nos anos iniciais do EnsinoFundamental na zona rural: região das ilhas e ramais. A metodologia adotada tem fundamentos na análise documental, em que serão utilizados os dados obtidos a partir de instrumentos de registro dos cursistas, como o portfólio e alguns de seus comentários realizados durante a execução do curso. A partir da análise, criteriosa, dessas informações, constatou-se que o programa influenciou, significativamente, em sua forma de atuação, uma vez que a formação do Pró- Letramento proporcionou a busca do saber e a reflexão das práticas docentes, conduzindo a tomadas de decisão frente aos desafios da proposta do programa, uma vez que trouxe novos paradigmas para o processo ensino aprendizagem da matemática.Palavras-chave: Pró-Letramento. Formação continuada. Ensino dematemática.

Downloads

Publicado

2014-08-10