FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ARTIGOS DO GRUPO DE TRABALHO DE DIDÁTICA DA ANPED DE 2005 A 2011

Autores

  • Maria dos Remédios de Brito Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Lucineide Soares do Nascimento Universidade Federal do Pará – UFRA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4249

Resumo

Resumo: Neste trabalho analisamos os artigos publicados entre 2005 a 2011 no GT de Didática, da ANPEd. Os objetivos são: a) captar as bases epistemológicas que fundamentam as discussões dos pesquisadores no âmbito do ensino e da aprendizagem de Ciências; e b) provocar o pensamento para as possíveis linhas de fuga de um ensino de Ciências pautado na convivência com o caos e a diferença. Metodologicamente a análise foi pautada na filosofia da diferença a partir das teorias de Deleuze e Guattari e propõe um breve exercício de desconstrução/problematização dos alicerces do pensamento moderno aplicados à educação e que aparecem nesses artigos. O resultado demonstra como as teorias que subsidiam os artigos estão atreladas ao pensamento da representação e que a Didática para/no ensino de Ciências produz um aligeiramento ao confundir ou precipitar a criação de “metodologias” de ensino a partir das proposições teórico-científicas oriundas da psicologia e da sociologia.  Palavras- Chave: Ensino de Ciências. Didática em Ciências. Filosofia da diferença.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Dossiê Formação Docente