AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES

Autores

  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos SANTOS Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5380

Resumo

Texto derivado de estudos e pesquisas que o Observatório de Gestão Escolar Democrática - Observe vem realizando desde o final dos anos noventa, e, mais particularmente, o de 2007 sobre a temática das parcerias no Pará. Dentro dos estreitos limites deste artigo, apresentaremos alguns elementos para o debate sobre as Parcerias Público-Privadas - PPPs no contexto educacional amazônico, tomando como base a situação do Estado do Pará, focalizando aspectos que consideramos importantes, especialmente, de suas conseqüências para a educação pública, a partir novas configurações de PPPs decorrentes da crise estrutural do capital e criadas como estratégias ou saídas para a crise, que redefinem o papel do Estado, rasgando caminhos como o da “filantropia criativa” que recebem denominações similares como se faz com os produtos, criando um novo nicho de mercado, com o negócio social, do chamado Setor Dois e Meio situado entre o mercado e o terceiro setor.

Biografia do Autor

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos SANTOS, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro em Portugal, concluído em 2006 e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro concluído em 2010. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal do Pará atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado e Mestrado em Currículo e gestão da escola básica

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê Trabalho e Educação Básica